top of page

Quais os tipos de manutenção industrial existentes e quando devo procurar esse serviço?

Atualizado: 11 de ago. de 2022



Com base no que já vimos no outro post sobre o que é a manutenção industrial e sua importância, queremos apresentar hoje quais os tipos de manutenção existentes e quando se deve procurar esse serviço. São variados os tipos de manutenção industrial oferecidos atualmente, mas 3 destes são os principais e mais importantes para melhor desempenho das empresas: Manutenção Preventiva, Manutenção Corretiva (planejada e não planejada) e Manutenção Preditiva.

  • Manutenção Preventiva:

Baseada em um planejamento de aplicação periódica, como o nome sugere, a manutenção preventiva visa prevenir, evitar as possíveis falhas ou quedas de desempenho do maquinário, sendo realizada com base numa análise de tempo e de condições de uso. Leva em conta fatores estatísticos pra determinar quando será necessário intervir e que medidas tomar. As máquinas que, por exemplo, são de uso contínuo geram também um desgaste contínuo, e por isso, nesse caso, seria programado após análise, uma manutenção periódica (com intervalos de tempo estabelecidos) deste equipamento, segundo sua necessidade. A utilização dessa forma de manutenção pode evitar a necessidade da manutenção corretiva.


  • Manutenção Corretiva (Planejada e não planejada).

Esta é realizada quando o equipamento ou maquinário, já não exerce mais sua função, está danificado, e quando necessária a reparação ou substituição do mesmo. As duas formas de manutenção corretiva, planejada ou não planejada, se diferem pela urgência ou não do serviço. Ex: Um maquinário que é essencial para o fluxo de produção de determinado produto precisa, de forma urgente, de conserto, logo será realizada uma manutenção que não estava planejada. Se por outro lado, este equipamento tem dentro da empresa outro que o substitua e que por algum motivo a empresa não poderá realizar o conserto do primeiro de imediato, então esta solicita uma manutenção planejada. A manutenção corretiva é ainda a mais cara entre os tipos de manutenção.


  • Manutenção Preditiva:

Através do monitoramento contínuo das condições e de análises de desempenho esta manutenção prediz o tempo de vida útil dos componentes da máquina. Nesta modalidade não é necessária a interrupção do funcionamento das máquinas, já que esta conta com equipamentos de verificação para que possibilite dar um "diagnóstico" de seu desempenho e de sua durabilidade. Esta pode evidenciar danos iminentes podendo assim prevenir não só gastos desnecessários, como possíveis acidentes.

Dica:

Para uma boa gestão de sua indústria e planejamento das manutenções é importante ter de forma detalhada e catalogada todos os equipamentos e maquinários e tudo o que possa requerer manutenção em algum momento.



Quando devo procurar este serviço?


Se você deseja credibilidade e confiabilidade em sua em empresa é imprescindível que já no início de seu projeto se inclua uma área de PCM (Planejamento de controle de manutenção). A manutenção industrial é uma excelente estratégia de redução de custos (possibilita o gestor ter ampla noção dos gastos e prejuízos que pode evitar), desenvolvimento da empresa e segurança dos funcionários.

Garanta o fluxo contínuo de sua produção, pleno funcionamento de seu maquinário. Experimente o serviço e observe os resultados!


A Ferreira se orgulha em poder oferecer um serviço experiente, com mais de 20 anos de atuação especializada na área de manutenção industrial e de eficiente qualidade no ramo.

Conheça-nos, contate-nos (clicando aqui) e conte conosco!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page