top of page

Sustentabilidade Empresarial

O que é, Importância e Vantagens de ser uma empresa sustentável.


No contexto atual, constantemente ouvimos falar sobre a importância de ser sustentável, mas você já se questionou sobre o que isso realmente significa?


O conceito de Sustentabilidade se resume em buscar equilíbrio entre o consumo de suprimento de necessidades humanas com baixo impacto ambiental, dando preferência aos recursos naturais. Mas além disso, ações sustentáveis envolvem muito mais aspectos do você pode imaginar.


De fato, a preocupação com os impactos ambientais deve estar entre uma das prioridades de uma empresa sustentável, já que esse é um dos tripés da Sustentabilidade. John Elkington, empresário britânico que se tornou referência em responsabilidade corporativa e desenvolvimento sustentável, foi o criador do termo “Tripé da Sustentabilidade – originalmente conhecido por triple botton line, que está diretamente ligado ao ESG – ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança. Ou seja, o Tripé da Sustentabilidade é composto pela preocupação e ação empresarial relacionada a esses três aspectos, sendo eles o aspecto Social, Ambiental e Financeiro, ou seja, uma empresa realmente sustentável é uma empresa que tem suas práticas alinhadas a esse tripé.


Os três aspectos da Sustentabilidade Empresarial

O Tripé da Sustentabilidade é composto pela preocupação e ação empresarial relacionada a três aspectos, sendo eles o Social, Ambiental e Financeiro.

O aspecto Social envolve a importância que a empresa dá ao bem estar das pessoas ligadas diretamente ou indiretamente à empresa, ou seja, uma boa condição de trabalho aos seus colaboradores, ética relacionada à sua forma de trabalho e a preocupação com a geração de valor sobre a vida das pessoas que compõem o âmbito social onde essa empresa está inserida, podendo ser através de qualquer forma de auxílio daqueles que estão em estado de vulnerabilidade, promoção do respeito mútuo e do combate a qualquer forma de preconceito, dentre outras ações desse teor.


Em relação ao aspecto Ambiental, é justamente a preocupação da empresa sobre os impactos que ela causa no meio onde ela está inserida, para que ela possa minimizar os impactos negativos de sua atividade, como a utilização de matérias primas, fontes renováveis de energia e sua preocupação com a reciclagem, podendo estar envolvido também, nesse caso, a promoção da coleta seletiva e até mesmo a preferência por materiais reciclados.


No aspecto Financeiro, a empresa se torna sustentável a partir de lucros gerados de forma humanizada, ou seja, que visa o bem estar de seus colaboradores e não agrida o meio ambiente, utilizando os recursos naturais.


Ou seja, uma empresa realmente sustentável é a empresa que atua não somente pensando em seu desenvolvimento, mas que se preocupa com ações que levam ela a ser ponto chave no auxílio do desenvolvimento de seus colaboradores, das pessoas que participam da região onde ela está inserida e que atua com responsabilidade em relação aos impactos ambientais, pensando nas próximas gerações e nas formas de preservar o meio ambiente.


Benefícios da Sustentabilidade Empresarial


Colaboradores mais satisfeitos em atuar na empresa, o que leva a uma produtividade crescente; lucros maiores para as empresas são alguns dos múltiplos benefícios da adoração de praticas sustentáveis.

Os benefícios gerados pela sustentabilidade para a empresa são inúmeros, mas citando alguns deles, podemos incluir: colaboradores mais satisfeitos em atuar na empresa, o que leva a uma produtividade crescente; lucros maiores para as empresas, já que estudos apontam que consumidores têm preferência por empresas que adotam práticas sustentáveis, não se importando a pagar mais caro por produtos e serviços oriundos dessas empresas, justamente pela preocupação com a sustentabilidade; redução dos custos gerados para a empresa, por optar por recursos naturais; geração de valor em relação aos clientes, que têm preferido por produtos e serviços que o remetam a boas experiências e que geram relação de identificação com os mesmos.


22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page